quarta-feira, 30 de abril de 2014

Histórias...Nossas Histórias...

Vamos Navegar pela História...
"Histórias, nossas Histórias, dias de LUTA, dias de Glória"!
 Chorão

Nunca se esqueça que é PRECISO copiar e colar SEU CADERNO PEDAGÓGICO da Disciplina escolhida para seu itinerário formativo personalizado no momento de sua decisão de estudar!Por exemplo, se você escolheu estudar HISTÓRIA, copie e cole em seu blog o Caderno Pedagógico de História do 2º Bimestre!
Assim:

Ou acesse o site dos CADERNOS PEDAGÓGICOS da SME-RJ

NUNCA SE ESQUEÇA: Seu primeiro caminho de navegação pela Internet será a Educopédia!
Clique na imagem abaixo e bons estudos!Coopere com seu colegas e amplie seus conhecimentos!
EDUCOPÉDIA NA VEIA!



Questões de História – 7 ano -  
(ler p. 203 a 214 do livro didático de História  e responder no caderno)

1 – Quem eram os primeiros povos habitantes da América?

2 – O que é um mito?

3 – Qual o Império (Povo) representado no mapa da página 207?

4 – Qual país situa-se atualmente nas terras do antigo Império Asteca?

5 – O que os astecas exigiam (obrigavam) dos povos por eles dominados?

6 – Qual era a capital Asteca? Como era essa cidade?

7 – Faça uma pirâmide representando a sociedade asteca.

8 – Quais países situam-se atualmente nas terras onde viviam os Maias?

9 – Cite uma diferença e uma semelhança entre Astecas e Maias.

10 - Faça uma pirâmide representando a sociedade maia.

11 – Como os conhecimentos de Astronomia eram utilizados no cotidiano dos povos maias?




Questões de História – 8 ano
(ler p. 70 a 76 do livro didático de História  e responder no caderno)

1 – O que significa dizer que antes do aparecimento das fábricas as pessoas se guiavam pelo tempo da natureza?

2 – Como o surgimento da fábrica mudou a maneira de ver e usar o tempo? Explique.

3 – O que explica o aumento da população da Grã-Bretanha nos 100 anos após a Revolução Industrial?

4 – Como era o ambiente das primeiras fábricas?

5 – Como eram as jornadas de trabalho?

6 – Os operários eram submetidos a quais castigos?

7 – Por que crianças e mulheres eram mão de obra preferida dos patrões?

8 – Como eram os bairros operários?

9 – Como viviam os donos das fábricas?

10 – Descreva a imagem da direita da página 75.
11 – O que foi o Ludismo?

12 – Como as associações operárias agiam?

13 – O que é um sindicato?

14 – O que era a Carta do Povo?



Questões de História – 9 ano
(ler p. 44 a 53 do livro didático de História  e responder no caderno)

1 – Qual o resultado da entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial?

2 – Procure no dicionário o significado de Revolução.

3 – Quais os objetivos dos bolcheviques?

4 – Quais os objetivos dos mencheviques?

5 – O que eram os sovietes?

6 – Quais as medidas adotadas pelo governo bolchevique?

7 – O que é Comunismo?

8 – Observe o mapa (p. 53) e escreva os países que faziam parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)?

9 - Observe o mapa (p. 53) e cite os mares e oceanos que banhavam a URSS.


10 – Qual era a principal república (país) da URSS?


LÍNGUA PORTUGUESA


REVISÃO -Substantivos

Substantivo é a palavra usada para denominar coisas, pessoas, lugares, um ser e sentimentos. Pode estar acompanhado por um adjetivo, numeral, ou pronome.
Os substantivos são caracterizados por terem gênero (feminino ou masculino), número (singular ou plural)  e grau (normal, aumentativo e diminutivo)

Exemplos:

SUBSTANTIVO
GÊNERO
NÚMERO
GRAU
menino
Masculino
singular
normal
meninão
Masculino
singular
aumentativo
menininhos
masculino
plural
Diminutivo


Os substantivos se classificam em: Concreto, Abstrato, Próprio, Comum, Primitivo, Derivado, Simples, Composto e Coletivo

Concreto

Nomeiam seres existentes que possam gerar em nosso pensamento uma imagem concreta, podendo ser imaginários (anjos, alma, bruxa), ou reais (casas, cadeira).

Abstrato

Como o próprio nome já diz é abstrato, que não tem como ser pego na mão ou jogado em algum lugar. São os sentimentos, as ações, as emoções, qualidade e um estado. Exemplo: beijo, vida, amor, ódio, frio, beleza e etc.

Próprio

Dá nome aos seres, ou seja, o ser é nomeado particularmente, é representado pela letra inicial maiúscula. Exemplo: Maria, Terra, São Paulo, e etc.

Comum

Nomeia um ser que participa de certa classe, genericamente. Exemplo: homem, cachorro, cidade, mesa, telefone, e etc.

Primitivo

São variadas palavras que se encaixam numa família etimológica, e que não deriva de nenhum outro nome. Exemplo: pobre, flor e etc.

Derivado

Surge de outra palavra já existente na Língua, ou seja, é originado do primitivo (primeiro). Exemplo: pobreza, florista e etc.

Simples

Possui somente uma palavra ou um termo Exemplo: água, tempo, rádio, caixa e etc.

Composto

Possui mais de uma palavra ou um termo, ou seja, é uma palavra composta. Exemplo: guarda-chuva, couve-flor, lança-perfume e etc.

Coletivo

É o substantivo que expressa o plural de determinada palavra, mesmo estando no singular, ou seja, com apenas uma palavra é possível imaginar que é demais de um elemento que está sendo falado.
Exemplo: Alcatéia (agrupamento de lobos), Malhada (agrupamento de ovelhas) Molho (agrupamento de chaves ou verduras).
Exercícios



1.   Circule os substantivos próprios
1.O motorista do ônibus era Antônio.
2.O Jornal do Brasil deu a notícia do assalto.
3.Os legumes caíram no chão.
4.Benito, Iara e Marli já leram o texto em Recife.
5.Era sempre festa quando o professor Celso chamava os sobrinhos e os netos para contar-lhes histórias.
6.Cláudia, Helena, José e Joaquim atendiam ao avô, com muita alegria.
7.Eles gostavam de ouvir as mesmas lendas: Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio.
8.As lendas de índios e as histórias fantásticas dos escravos trazidos da África eram as histórias preferidas.



2. Leia com atenção as frases abaixo.Depois  separe os substantivos sublinhados de acordo com  a sua classificação na tabela abaixo.
a.Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
b. A paz é fruto da justiça.
c. Os passarinhos formam seus ninhos com palha e gravetos.



Substantivos concretos
Substantivos abstratos









3. Derive substantivos abstratos a partir dos adjetivos e verbos abaixo:

ADJETIVOS
Rápido-
Triste- TRISTEZA
Difícil-
Mole-
veloz-
Grande-
Bela-
Esperto
Feia-
Leve-
Alegre-
Nobre-
Feliz-
Miúdo-
Contente-


4. Classifique os substantivos em destaque em simples ou compostos:
a) Henrique foi à feira e trouxe um cacho de banana-maçã.

b) Na festa, havia pão-de-ló , cocada,olho-de-sogra, baba-de-moça e goiabada.

c) Sei que é lindo o girassol, mas não abra a janela porque entram os pernilongos.

d) O porta-mala está tão cheio que foi difícil fechá-lo.


5. Encontre os substantivos primitivos que dão origem aos derivados abaixo:
pobreza –
leiteiro-
porteiro -
paliteiro -
mangueira -
cavaleiro –
peixeiro -
cachorrada –
camponesa –

6. Reescreva as frases abaixo, substituindo a palavra em negrito, pelo substantivo coletivo correspondente, fazendo as alterações necessárias:
a) Os artistas da novela saíram atrasados.
b) Os navios de guerra voltaram ao mar.
c) Os jurados se reuniram na sala secreta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário